QUANDO LEMBRAR É BOM. - Igreja Apostólica Fonte da Vida

Os comentários estão fechados.

QUANDO LEMBRAR É BOM.

A memória humana muitas vezes falha quando deveria funcionar ou funciona quando deveria simplesmente apagar. Você concorda?

O Aplo Paulo sabiamente diz em Filipenses 3: 13 e 14:

“ . . . uma coisa faço, esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo para o premio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”

Nessa passagem o Aplo Paulo compara a vida de todo cristão às corridas e maratonas existentes na Grécia antiga. Ainda hoje esta comparação é esplêndida. Realmente a carreira que nos está proposta deve ser encarada desta maneira, temos um alvo, precisamos prosseguir, ir adiante, e se ficarmos embaraçados, presos a coisas passadas não teremos êxito nessa caminhada. Percebo que isso era uma decisão e um desafio para o aplo Paulo, então ele  sugere que sigamos seus passos se quisermos ser vitoriosos na carreira Cristã.

Existem, porém, outras passagens Bíblicas em que somos literalmente chamados a recordar.

“Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não tem fim; renovam-se a cada manhã.”

O Senhor Jesus Cristo ao instituir a Ceia disse: “. . . Fazei isto em memória de mim.” ( Lc 22:19)

Um dos problemas que encontramos para nos relacionarmos com Deus é a tremenda facilidade que temos de esquecer do que o Senhor já nos fez e, ou, prometeu fazer. Quando leio o livro de Exodo e vejo como Deus tirou o povo de Israel do Egito, fazendo milagres e sinais como nunca se viu na terra, fico impressionada com a facilidade com que eles se esqueciam dos milagres e duvidavam da promessa de Deus.

Isso não acontece ainda hoje conosco? Não somos também inclinados a nos esquecermos dos grandes milagres que o Senhor tem operado no nosso meio? Por isso Deus nos faz recordar em sua Palavra quem Ele é, e o que fez por nós.

Esse é o sentido de “FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM”.

Desta maneira, por todo o Antigo Testamento, vemos estabelecidas festas e comemorações acompanhadas de rituais cuidadosamente planejados. O próprio Senhor Jesus, durante sua infância e adolescência, participou ativamente, juntamente com sua família terrena das atividades da festa da Pascoa, viajando a Jerusalém todos os anos.

Também quando Deus instituiu a Pascoa no Antigo testamento, disse:

“Este dia vos será por memorial, e o celebrareis como solenidade ao Senhor, nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.
” Gn 12:14

“Guardai, pois, isto por estatuto para vós outros e para vossos filhos para sempre”. Gn 12:24

A Característica principal dos “feriados” e celebrações em Israel, é que eram DESTINADOS A RECORDAR AS OBRAS DO SENHOR DEUS.

Ao contrário, os nossos feriados hoje em dia, costumam ser vazios, são apenas oportunidades para se ter uma folga do trabalho. Precisamos, como cristãos, inserir Deus nesses feriados, e dentro das comemorações familiares, celebrando assim de maneira adequada os feitos do Nosso Deus.

Quero dar algumas sugestões:

  • Começando pelo Natal. Comemoramos o Nascimento do Senhor e Salvador Jesus o Cristo, o Filho do Deus Vivo; Aquele que Era, que É , e que Há de Vir. Não tenha medo de abrir a sua boca e pregar sobre a vida do Senhor Jesus Cristo, o Dom Inefável de Deus aos homens, nessa data.
  • O Ano Novo. Recomeço, Precisamos nos recordar que as Misericórdias do Senhor se renovam também para o ano que se inicia. É época de dedicarmos as primícias do nosso tempo, dinheiro, trabalho e etc ao Senhor.
  • Infelizmente no Brasil temos o feriado de carnaval. Infelizmente pelas consequências malignas que trás às famílias que o celebram como festa da carne. Porém para nós que o transformamos em festa do Espirito Santo, santificando estes dias para celebrar e buscar ao Senhor nosso Deus é bênção pura.
  • Semana Santa. Para nós será de fato assim porque vamos Celebrar ao Senhor pelo que Ele tem feito na Igreja Fonte da Vida. É a época da nossa Conferência Apostólica no Brasil. UUUHHHUUU!!!!! Grandes coisas o Senhor vai fazer nesses dias.
  • PASCOA! Celebre esse dia de maneira especial na sua casa. No VT sua celebração trazia a memória que um dia Deus tirou a Israel da escravidão do Egito, com mão forte. Era para que, o Deus que opera milagres e maravilhas e que pode libertar, fosse lembrado e ensinado às crianças ( próxima geração). Mais do que isso Deus guardou a todos os primogênitos dos filhos de Israel, no dia em que o destruidor visitou o Egito. Hoje Cristo Jesus é a nossa pascoa. Pelo seu sacrifício, como cordeiro de Deus, temos: A libertação dos pecados e de toda escravidão do mal, cura, vida eterna, vitórias e incomparáveis promessas de Deus.

Com festa, ovo de chocolate, ou almoço, o importante é que você conte essa história para seus familiares nesse dia.

Temos muitas outras datas comemorativas durante o ano. A ideia é trazer Deus para dentro das comemorações, fazendo delas uma oportunidade de lembrar os grandes feitos do Senhor nosso Deus.

“Quero trazer a memória o que me pode dar esperança”:  Deus está presente na nossa vida e família.

Deus te abençoe

Bispa Rúbia de Sousa

Os comentários estão desativados.