Coragem - Fonte da Vida

Os comentários estão fechados.

Coragem

Quando você se encontra em meio a lutas e adversidades, seu verdadeiro problema não é o que acontece à sua volta, e sim a maneira como você é afetado no íntimo. As instruções bíblicas nunca estão voltadas ao aspecto exterior, e sim para o reagir e vencer interiormente, fazendo assim a vontade de Deus no momento da situação.
Entender essa verdade é importante para continuarmos a caminhada cristã. Muitas pessoas se desesperam para resolver os problemas e perdem o foco do que realmente nos ajuda a vencer em momentos de adversidade e lutas. Manter os olhos fixos, pela fé, no que disse o Senhor Jesus Cristo.
“…Olhando firmemente para o autor e consumador da fé, Jesus”.(Hb 12:2a)
Preocupações excessivas, medos, ansiedades, angústias e ressentimentos roubam-nos a força interior e a energia que precisamos para vencer a ou mesmo continuar na batalha. Esses sentimentos negativos nos ferem por dentro, muitas vezes em proporções maiores que os problemas e dificuldades externas. Pior do que as circunstâncias difíceis do lado de fora é ter um coração perturbado do lado de dentro.
Recentemente li uma citação de um filósofo que me chamou a atenção: “A vida se expande ou se contrai de acordo com a nossa coragem”. (Anais Nin)
Tremenda verdade, não é mesmo? Lembrei-me de que coragem não é ausência de medo, mas o continuar, apesar do medo.
Em Provérbios diz o seguinte: “Se te mostras fraco (frouxo, mole, vigilante), no dia da angústia (quando os problemas batem à porta dos sentimentos), será limitada a tua força”. (Pv 24:10)
Outra coisa muito importante que deveria chamar a atenção é que: problemas e adversidades não moldam nosso caráter, eles expõem o que temos por dentro. Começa a entender porque, muitas vezes, Deus não nos poupa de adversidades e situações difíceis do lado de fora?
A única possibilidade que existe de mudança interior é quando nos conscientizamos do que está por dentro e, voluntariamente, pedindo a ajuda do Espírito Santo de Deus, admitimos que PRECISAMOS MUDAR NOSSAS ATITUDES E REAÇÕES. Coragem para recomeçar é o que precisamos.
O DEUS QUE SERVIMOS É MUITO MAIOR DO QUE QUALQUER PROBLEMA E ADVERSIDADE. Porém, o que você está aprendendo com esta situação?
Nesses anos de aconselhamento tenho visto verdadeiros guerreiros. Pessoas que passam por lutas reais com atitudes de fé, oração e coragem. Infelizmente também vejo aqueles que fazem “tempestade em copo d’agua”, choram de “barriga cheia”. Longe de mim fazer julgamentos e, se o “sapato aperta”, é no seu pé que aperta. Mas preciso acrescentar: Deus não quer ver seus filhos e filhas como crianças birrentas, mimadas, egoístas. Ele está preparando sua Igreja para se glorificada, sem mancha ou mácula.
Pense de novo! Olhe à sua volta. Será que não há outra coisa a aprender para que você cresça interiormente, como filho (ou filha) de Deus, na situação em que está no momento? Coragem! Continue crendo em Deus e nas promessas. Para tudo e em tudo Ele tem uma solução. Creia e espere no Senhor.
“Esperei confiantemente pelo Senhor, Ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. Tirou-me de um poço de lama e perdição; colocou-me os pés sobre uma Rocha (Cristo Jesus) e me firmou os passos”. (Sl 40:1 e 20)

Deus te abençoe!

Bispa Rúbia de Sousa

Os comentários estão desativados.