‘Certa vez quando terminou de comer e beber em Siló, estando o sacerdote Eli sentado numa cadeira junto à entrada do santuário do Senhor, Ana se levantou e, com a alma amargurada, chorou muito e orou ao Senhor .’
1 Samuel 1:9-10 PT-NVI
Podemos aprender muito com o testemunho de Ana, como ela superou um momento difícil na sua vida, sem permitir laços de amargura dominar seu coração, e alcançou a benevolência de Deus através da sua determinação e da sua fé.
Durante anos seguidos Ana conviveu com uma situação de esterilidade que a impediu de ter filhos. Neste período sofreu provocações de sua rival, também esposa do seu marido Elcana, e ficou profundamente triste. Mesmo recebendo muito conforto do seu esposo, seu coração ficou muito amargurado com aquela situação. No entanto ela tomou uma posição de não se entregar a amargura e começou a clamar a Deus, até que o Senhor a atendeu e lhe deu muitos filhos.
Vejamos os passos de Ana até alcançar sua vitória:
- Não deu ouvidos para provocação do adversário.
Em momentos de adversidade o inimigo envia mensageiros para te provocar, questionar sua fé e por em duvida a fidelidade de Deus para contigo. Enquanto você está aguardando o seu milagre e ainda não tem respostas, ignore suas provocações, não de atenção a ele, e prossiga sua caminhada com Deus, firme na fé!
‘E porque o Senhor a tinha deixado estéril, sua rival a provocava continuamente, a fim de irritá-la. Isso acontecia ano após ano.
Sempre que Ana subia à casa do Senhor, sua rival a provocava, e ela chorava e não comia.’
1 Samuel 1:6-7 PT-NVI
- Não rejeitou ou censurou a ajuda de seu esposo, que tentou confortá-la, apesar de não ter condições de solucionar sua crise.
Somos humanos e limitados, temos que entender só Deus pode solucionar algumas situações que enfrentamos na vida. Mas não devemos maltratar ou desconsiderar o apoio de pessoas que nos amam, apesar de serem limitados.
‘Elcana, seu marido, lhe perguntava: “Ana, por que você está chorando? Por que não come? Por que está triste? Será que eu não sou melhor para você do que dez filhos?” ‘ 1 Samuel 1:8 PT – NVI
- Não se afastou do santuário de Deus, mas manteve firme na sua fé, apresentando seu continuo clamor na casa de Deus.
Ana não se conformou com a esterilidade, nem se entregou a amargura de sua alma, mas derramou sua dor no altar perante o Senhor clamando pela sua misericórdia. Também fez um voto consagrando o fruto do seu milagre ao Senhor, caso fosse atendida. Não temas fazer votos de consagração perante o Senhor, e não se afaste da sua igreja. Quanto maior a pressão, maior seja sua intensidade de clamor e sua aliança com a igreja. Pois seu socorro vem do Senhor através da sua igreja.
‘Certa vez quando terminou de comer e beber em Siló, estando o sacerdote Eli sentado numa cadeira junto à entrada do santuário do Senhor, Ana se levantou e, com a alma amargurada, chorou muito e orou ao Senhor. ‘
1 Samuel 1:9-10 PT-NVI
‘E fez um voto, dizendo: “Ó Senhor dos Exércitos, se tu deres atenção à humilhação de tua serva, te lembrares de mim e não te esqueceres de tua serva, mas lhe deres um filho, então eu o dedicarei ao Senhor por todos os dias de sua vida, e o seu cabelo e a sua barba nunca serão cortados”. ‘
1 Samuel 1:11
Bp. Paulo Sérgio