CARTILHA ARTE COM AMOR - Fonte da Vida

Seja o primeiro a comentar

CARTILHA ARTE COM AMOR

 OBJETIVOS DO TRABALHO

Proporcionar um momento de lazer para as senhoras que estão na melhor idade (terceira idade, acima dos 60 anos). Apascentar essas senhoras em um ambiente acolhedor. Promover um espaço para elas na estrutura da Igreja. O artesanato está disponível a TODAS AS SENHORAS, sejam elas membros da Igreja ou não, evangélicas ou não. Acima de tudo, estamos abençoando e podemos evangelizar também.

DESENVOLVER O TRABALHO

Um dia da semana, com horário fixo, (isso é muito importante, não haver atrasos e nem faltas). Providenciar um local arejado e bem iluminado (uma sala da Igreja ou no próprio salão principal). Deverá haver um lanche para o término do expediente. Esse lanche pode ser: uma garrafa térmica de café e/ou chá, sucos (evitar refrigerantes), com bolo e biscoito de polvilho, pão de queijo (sempre intercalar um doce com salgado), frutas e água. Lembre-se: precisa haver uma mesinha só para o lanche, sempre com copinhos descartáveis e guardanapos de papel. Todo capricho é valorizado nessa hora. Esse lanche é para o final, é sempre bom ressaltar isso para que todas possam desfrutar do mesmo lanche juntas, sem que algumas lanchem antes e outras fiquem sem depois. Geralmente o lanche é dado pela Igreja, sem custo algum às senhoras. Se for o caso, pode-se resolver entre as professoras do artesanato e a pastora responsável pelo trabalho. Cada uma traz um lanche, revessando para não pesar em ninguém. Mas é de extrema importância esse lanche para as senhoras ao término das aulas.

O TRABALHO

Horário sugerido: 15:00 às 16:30. Esse tem sido o horário realizado na sede IFV e com muito sucesso. Inicia-se o trabalho em roda (as senhoras sentadas em cadeiras em círculo), com uma devocional. Sugestão de leitura, o livro DIÁRIO JUNTO A FONTE da Bpa. Rubia de Sousa, pode-se ler uma página por dia. Deixe-as participar comentando o texto e dando exemplos. Isso motiva o grupo e traz entrosamento. Após, fazemos os pedidos de oração que podem ser anotados. Esse é um momento muito importante, orar pela saúde, pela família, etc. Todas as senhoras gostam de fazer seus pedidos, portanto devemos ter o cuidado de ouvir cada uma. Reserve 30 minutos para essa devocional e oração, não mais que isso (deixe o gostinho de quero mais para a próxima reunião), e dê início os trabalhos artesanais. Não ultrapasse o horário do lanche no final.

O ARTESANATO

As professoras deverão ser voluntárias (e responsáveis!). As aulas SERÃO GRATUITAS e cada aluna é responsável em comprar seu material para as aulas (agulhas, lã, linhas e barbantes, etc.) OBS: Para as aulas de pintura (em tela, tecido) sempre use tinta acrílica. É menos tóxica e com menor cheiro. Aulas sugeridas: crochê, tricô, bordado ponto cruz e outros, tapetes de barbantes, tapetes de arrailo, pedraria (bijus), patwork, fuxico, pintura em tecido e/ou tela. Entre outros artesanatos. É interessante ter um local onde as senhoras poderão guardar algum material necessário ao artesanato, um armário ou uma gaveta. Matérias como agulhas, tesouras, cola, etc. Coisas do tipo. Armário ou gaveta com chave para segurança.

EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS

Aproveitar momentos como Dia das Mães, Chá de Mulheres, Natal para realizar uma exposição dos trabalhos realizados. Isso incentiva e divulga as senhoras artesãs. Se houver o interesse em vender algum trabalho, deve-se conversar antes (professora e aluna) e combinar que, do que for vendido, uma venda é revertida para o próprio artesanato. Cada senhora fica responsável em expor e cuidar do seu trabalho exposto. Trazer e recolher depois. MUITO IMPORTANTE: só serão expostos artesanatos realizados pelo trabalho do Arte com Amor da Igreja. Não devemos misturar com nada de fora (exemplo: confecção de roupas da irmã tal, bombons recheados da irmã tal tal). Manter essa ordem é sempre o melhor caminho para evitar problemas.

SUGESTÃO DE ATIVIDADES EM GRUPO

Passeios são sempre interessantes, mas devemos ter o cuidado com o horário do dia (sol muito forte, muito frio…) tipo de terreno (muito desnível, muita subida…) piscina sempre com escada lateral e nunca funda. E é sempre bom respeitar os horários, tanto de partida como de chagada. Realizar algumas dinâmicas com as senhoras é sempre muito bom e traz muita alegria e entrosamento ao grupo. Lembre-se: nosso maior objetivo é abençoar nossas queridas. Também pode-se realizar palestras educativas. Exemplo: Dermatologista (cuidados com a pele, prevenção do câncer de pele) providenciar para esse dia amostras grátis de hidratante, protetor solar. Fisioterapeuta (cuidados com a postura) exercícios de alongamentos feitos em casa. Psicóloga (aprendendo a lidar com o estresse e vencendo a ansiedade) E outros de interesse da idade. Essas foram palestras realizadas no Arte com Amor na Sede IFV com muito êxito.

SUGESTÃO DE DINÂMICAS

Já realizamos algumas dessas dinâmicas e com muita aceitação pelas senhoras que sempre demonstram muita satisfação. Vale a pena realizar uma dinâmica a cada mês.

  • Quem é essa pessoa? Você conhece?

Coloque dentro de uma caixinha um espelho grudado com durex. A caixa deve permanecer fechada, sem que saibam que tem um espelho dentro. Diga que dentro da caixinha tem uma foto de uma mulher muito importante, muito talentosa e bonita e pergunte se ela conhece essa mulher. (PROCURE CRIAR BASTANTE SUSPENSE). Ao abrir a caixinha para a senhora, sempre individual, ela irá ver sua imagem e terá que dizer quem é essa pessoa. Faça com todo o grupo. Essa dinâmica quebra o gelo, motiva as senhoras a se abrirem e faz com que a autoestima seja levantada. Pois ela terá que falar de si mesma. Quem irá desenvolver a dinâmica deve sempre estar atenta e ter sempre uma palavra de amor para todas.

  • Caixinha de promessa

Digite versículos bíblicos escolhidos para aquele tema do dia. Exemplo, sua dinâmica hoje será sobre saúde, procure versículos sobre esse tema. Ou então fé, paz, proteção, prosperidade, etc. Digite, com letra grande e de fácil leitura, corte cada versículo, dobre e guarde-os em uma caixa ou latinha (procure algo bem bonito para apresentar). Em círculo, sentadas, cada senhora irá pegar uma promessa (versículo) e quando TODAS tiverem pego, irão ler suas promessas em voz alta, assim todas recebem uma palavra abençoada. Sempre traz muito conforto e paz às senhoras essa dinâmica.

  • Ache seu par

Entregue cartões em pares (misturados é claro). Do tipo: cores, frutas, palavras, etc. Atrás de cada cartão escreva uma qualidade, (amorosa, fiel, dedicada, carinhosa, prendada, …). Cada senhora irá se levantar e procurar seu par. Quando se encontrarem deverão ler juntas suas qualidades. Essa dinâmica além de entrosamento entre o grupo estimula as qualidades de cada uma. Traz autoestima.

ANOTAÇÕES IMPORTANTES

É interessante providenciar um caderno, uma agenda para anotar os nomes, telefones, endereços e data de aniversários, das senhoras participantes. Mandar uma cartinha, um cartão no dia do aniversário, no natal, são delicadezas esquecidas que podemos fazer. Existem muitas senhoras sentadas na Igreja que estão precisando de atenção, amor, respeito e aceitação. E a Igreja Fonte da Vida tem cuidado dessas vidas preciosas. Esse trabalho pode ser realizado por mulheres que voluntariamente se dedicarão à esse ministério. É algo apaixonante.

Vamos lá. Mãos à obra!!!

Equipe do Arte com Amor – Sede IFV – Goiânia

 

 

 

 

Os comentários estão desativados.